quinta-feira, 27 de maio de 2010

Projeto

Projeto para aulas nas séries iniciais com a utilização de recursos tecnologicos. Academicas Karline e Tania.

PROJETO:
LITERATURA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

Turma: 4º ano- alunos com 9-10 anos de idade

Período: 1 mês

Justificativa:
Considerando que:
• Para uma boa aprendizagem, é importante que os alunos aprendam a tomar gosto pela leitura;
• Quanto mais o aluno ler, mais vai aprimorar seu conhecimento, melhorando assim a sua linguagem e a escrita;
• O professor precisa estar atento para ampliar o uso da mídia digital nas atividades educacionais.

Objetivo geral
Conscientizar nossos alunos sobre a importância de uma boa leitura, bem como estimular os educandos para que realizem uma pesquisa virtual saudável de maneira que eles sejam capazes de identificar, também na internet, leituras de boa qualidade, facilitando assim o seu aprendizado e desta maneira aprimorando seus conhecimentos no processo de ensino/aprendizagem.

Objetivos específicos:

• Desenvolver em nossos alunos o gosto pela leitura;
• Compreender se a leitura lhe traz aprendizados pessoais, se a compreensão da leitura foi fácil ou não.
• Identificar, através de pesquisas virtuais literaturas de qualidade e que lhe tragam aprendizado.
• Ampliar o uso da mídia digital em experiências educacionais;
• Utilizar recursos disponíveis na área digital para realização de trabalhos em aula.

Metodologia (atividades propostas para as aulas)

• Num primeiro momento fazer uma pesquisa em aula dialogando com os alunos afim de descobrir, se em seu dia-a-dia, eles tem disponibilidade e tempo para realização de leituras. Quais são as leituras que preferem. Onde costumam ler mais, se em jornais, livros, internet . Se toda a família apresenta gosto pela leitura. Se tem livros em casa....
• Visitar uma biblioteca e retirar livros e revistas para ler durante a aula e em casa;
• Escolher um livro preferido para contar a história para os colegas;
• Visitar a biblioteca virtual, pelo computador, observando que literatura podem ser encontrada;
• Pesquisar, juntamente com os alunos em grupos pequenos de três a quatro componentes, em sites e blogs quais destes oferecem uma boa literatura infantil, como por exemplo, Ruth Rocha, Ziraldo e Marta Medeiros; Reservar uma destas histórias;
• A história escolhida pelo grupo, encontrada na internet, deverá ser dramatizada, contada pelos alunos utilizando o recurso pelo áudio do computador, depois apresentar para a turma em forma de seminário, onde todos possam ouvir a história contada pelos colegas.
• Também pode ser dramatizado em forma de teatro e a professora poderá filmar as dramatizações para depois a turma assistir pelo computador.
• Utilizar o programa Hagaquê, para que cada aluno possa criar a sua historinha em quadrinhos. Depois imprimir todas as histórias afim de criar um grande álbum, que será uma coletânea de textos doado pela turma para a biblioteca da escola. A capa desta coletânea será confeccionada pelos próprios alunos pelo programa paint. E escolhida a melhor através de votação dentro da turma.
• Na biblioteca da escola, com ajuda da professora, pesquisar nos arquivos a quantidade de livros existentes para a educação infantil, diferenciar por série para depois, no laboratório de informática, criar pelo programa Excel uma planilha de dados. Nesta planilha também poderá conter uma lista com a relação dos melhores sites pesquisados pela turma que contem literatura de qualidade para os alunos.

Culminância:
Além da coletânea de histórias em quadrinhos criadas pelos alunos no programa Hagaquê e da planilha de dados dos livros e sites de leituras, que será doado a biblioteca da escola pela turma, os alunos também poderão fazer junto com a professora, uma apresentação em slides pelo power pont de todas as atividades realizadas durante este projeto, para ser apresentado em forma de um seminário para alunos e professores da escola, como forma de estimular a aula também com recursos disponíveis na área digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário